Introdução

 O mundo tem atravessado grandes transformações que afastam o homem de sua essência interferindo nas relações interpessoais no contexto ensino-aprendizagem- afectividade: relação professor-aluno.
             Considerando que a escola é um campo de vivência e cidadania é preciso que ela possa trazer no seu alicerce o ideal de proporcionar aos educandos momentos prazerosos de aprendizagem, por esta razão a grande importância do bom relacionamento afetivo entre docentes e discentes dentro da escola.
Há momentos em que o ambiente da sala de aula se transforma em uma pequena repressão, administrada sob o olhar atento do professor que se encarrega de ser o chefe. Este perfil se dá por conta da falta de limites que o alunos traz consigo e das dificuldades do professor em lidar com tais questões.
O processo de aprendizagem pode ser beneficiado quando professor e aluno  buscam conhecimentos mútuo de suas necessidades, tendo consciência de sua forma de relacionar-se, respeitando as diferenças. O professor em sala de aula deverá contribuir para desenvolver em seus alunos a auto-estima, a estabilidade, tranquilidade, capacidade de contemplação do belo, de perdoar, de fazer amigos e de socializar-se. Assim sendo, as instituições escolares não podem dispensar tais conceitos de seu currículo, devendo estimular uma rede mais generalizada de afectividade nas relações interpessoais, no âmbito escolar, e trabalhando intensivamente para gerar oportunidades de integrar o homem na sociedade.
É importante ressaltar neste estudo que a afectividade, por sua vez, tem uma concepção mais ampla e complexa, envolvendo uma gama de manifestações e sentimentos de origem psicológica e biológica.
.                                                                                                                            
             Henri Wallon, (2003) considera a pessoa como um todo. Afectividade, emoções, movimento e espaço físico que se encontram num mesmo plano. As emoções para o autor têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa.
            O objectivo deste  é reflectir sobre a importância do relacionamento afectivo entre professor e aluno dentro das Instituições de Ensino, buscando fundamentação teórica que possibilite ao professor uma melhor compreensão da importância dessa relação, assim como de suas próprias relações interpessoais  que envolvem a escola e suas directrizes e estudar as conexões entre o desenvolvimento da afectividade do aluno e o sentimento de responsabilidade social do sujeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário