O mundo tem
atravessado grandes transformações que afastam o homem de sua essência
interferindo nas relações interpessoais no contexto ensino-aprendizagem- afectividade:
relação professor-aluno.
Considerando
que a escola é um campo de vivência e cidadania é preciso que ela possa trazer
no seu alicerce o ideal de proporcionar aos educandos momentos prazerosos de
aprendizagem, por esta razão a grande importância do bom relacionamento afetivo
entre docentes e discentes dentro da escola.
Há momentos em que o ambiente da sala de aula se transforma em uma pequena
repressão, administrada sob o olhar atento do professor que se encarrega de ser
o chefe. Este perfil se dá por conta da falta de limites que o alunos traz
consigo e das dificuldades do professor em lidar com tais questões.
O processo de aprendizagem pode ser beneficiado quando professor e
aluno buscam conhecimentos mútuo de suas necessidades, tendo
consciência de sua forma de relacionar-se, respeitando as diferenças. O
professor em sala de aula deverá contribuir para desenvolver em seus alunos a
auto-estima, a estabilidade, tranquilidade, capacidade de contemplação do belo,
de perdoar, de fazer amigos e de socializar-se. Assim sendo, as instituições
escolares não podem dispensar tais conceitos de seu currículo,
devendo estimular uma rede mais generalizada de afectividade nas relações
interpessoais, no âmbito escolar, e trabalhando intensivamente para gerar
oportunidades de integrar o homem na sociedade.
É importante ressaltar neste estudo que a afectividade, por sua vez, tem
uma concepção mais ampla e complexa, envolvendo uma gama de manifestações e
sentimentos de origem psicológica e biológica.
.
Henri
Wallon, (2003) considera a pessoa como um todo. Afectividade, emoções,
movimento e espaço físico que se encontram num mesmo plano. As emoções para o
autor têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa.
O
objectivo deste é reflectir sobre a
importância do relacionamento afectivo entre professor e aluno dentro das
Instituições de Ensino, buscando fundamentação teórica que possibilite ao
professor uma melhor compreensão da importância dessa relação, assim como de
suas próprias relações interpessoais que envolvem a escola e suas
directrizes e estudar as conexões entre o desenvolvimento da afectividade do
aluno e o sentimento de responsabilidade social do sujeito
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